Pescadores artesanais, indígenas, quilombolas, movimentos populares, deficientes físicos e mentais
Roberto J. Pugliese e sua equipe de peritos, contabilistas e advogados tradicionalmente tem atuado em defesa de direitos de grupos mais fragilizados da sociedade.
De forma direta ou indireta, em várias ocasiões já advogaram e deram assistência para Colonia de Pescadores e pescadores artesanais individualmente, agindo em pró de direitos nem sempre reconhecido pelas autoridades públicas. Também tem assessorado órgãos particulares de assistência à indígenas e quilombolas em diversas regiões do país.
De outra parte, entende que por razões que surgem da situação econômica injusta, com expressiva concentração de renda, de saber e privilégios, existe uma hipoteca social que deve ser resgatada e dentro das possibilidades, sempre que tem oportunidade procura, dentro dos segmentos de atuação colaborar na construção de um país mais humano e menos injusto, motivo que assessora há boa data grupos que assistem deficiente físicos e mentais.
Enfim, o escritório e a equipe de Roberto J. Pugliese atua em defesa de direitos dos menos privilegiados e mais frágeis da sociedade.