Livros de Literaturas

Trinta Réis

Trinta Réis é uma publicação oficial da Academia São José de Letras, da cidade de Sâo José, Sc., na qual Roberto J. Pugliese é membro, titular da cadeira 35. Nesses livretos, ou boletins informativos, foram inúmeros contos escrito por ele, destacando-se O inconveniente; O conteúdo das palavras; O acordo;Vivendo e Apreendendo para que a história não se repita; seu único poema, Sociedade e algumas crônicas, entre outras, A origem da propriedade no Brasil; Reformas básicas necessária; Alcântara; Os pescadores e o exercício da cidadania e também seu discurso de posse como acadêmico, publicado em 15 de junho de 2013.

Academia Veste Prata

Academia Veste Prata é mais outra publicação da Academia Itanhaense de Letras, comemorativa aos 25 anos de sua fundação. Publicada pela Editora Assimetria, neste livro com autores coletivos, Roberto J. Pugliese Rebocadores e Batelões, confissões e saudades. Conto que registra épocas remotas da cidade de Itanhaém, onde viveu por longas décadas

Reflexos da Alma

Reflexos da Alma é uma publicação da Academia Itanhaense de Letras. Roberto J. Pugliese é acadêmico participa da obra, uma antologia escrita por diversos membros da entidade, com um pequeno conto: O nome da Ponte
Editada e publicada em 2021 pela editora Letras do Pensamento,
trata-se de mais um trabalho literário, que se soma a diversos outros publicados no blog Expresso Vida, no Trinta Réis, boletim informativo da Academia São José de Letras e aos que se encontram no prelo pela Editora Letras do Pensamento para lançamento em breve.

Lagamar – Aspectos do Pitoresco Peculiar

Publicado pela editora Letras do Pensamento, de São Paulo, O livro é uma obra coletiva, coordenado por Roberto J. Pugliese com textos elaborados por autores radicados em Iguape, Ilha Comprida, Cananéia, Guaraqueçaba, Antonina, Morretes, Pontal do Paraná e Paranaguá, cidades que estão situadas na região do Lagamar.

Abordam temas dos mais vairados, com textos de contos regionais, histórias, fábulas, poesia e outros da literatura.

O coordenador da obra, publicou no espaço de Cananéia, a história real da fundação da vila do Ariri, distrito do municipio de Cananéia. O livro tem muitas informações a respeito dos municipios da região e fotos diversas espalhadas ao longo dos textos.

Quase Romance – Contos da Conceição

O livro Apresenta três contos ou quase um romance ambientado na orla oceânica paulista e do sul fluminense.
Num desses contos, o personagem é escritor e se refere ao sul da Bahia, também no litoral. Reporta-se a tempos outros. Passado.  Importante levar esse momento em consideração.  Detalhes que devem ser ponderados em razão do ambiente e do momento. Ajunte-se a essas explicações que os contos se referem a nomes e fatos meramente frutos da criação e eventual coincidência com personagens reais, não merecem consideração que aluda a retratar qualquer cena verídica.
É tudo mentira. Enfim, são contos escritos em momentos diferentes, publicados pela generosidade do editor de LETRASDOPENSAMENTO.COM.BR, artesanalmente construídos retratando pensamentos idealizados em venturas de outrora inconfundíveis com venturas reais.

Dedico esse Quase Romance, Contos de Conceição, aos meus pais Dirce e Francisco que há muitas décadas passadas me levaram para Conceição de Itanhaém; aos meus irmãos, Carlos Eduardo e Regina Lúcia, que iguais as sensações que vivi, viveram e construíram sentimentos na bucólica Vila e a Betito, meu filho, que desde tenra idade apreendeu e soube viver Itanhaém, tendo também, como nós, cultivado sentimentos e carinho pelo histórico sítio. Roberto J. Pugliese Florianópolis, 2016.

O Caminho das Ostras

É o primeiro romance do autor publicado em 2017 pela Multifoco, editora do Rio de Janeiro.
A história se passa em diversos lugares: Tibet, Cuba, Itanhaém, Iguape e Cananéia entre outros. Tem como referencia a vida de pessoas que por circunstancias, sem muita explicação, se encontram no Lagamar do Vale do Ribeira onde vivem situações interessantes.
É ambientado principalmente na Ilha do Cardoso nos idos de 1959. Leitura leve, voltada para a história recente, que mesmo imaginária, traz ao leitor situações vividas por milhares de pessoas nesses lugares tão diferentes.
O livro está à venda no Vale do Ribeira, em Florianópolis e na editora.

Palavras ao Vento

Palavras ao Vento e uma publicação da Academia Itanhaense de Letras, comemorativa dos vinte anos de sua fundação.  Roberto J. Pugliese é acadêmico correspondente desde 2012, por indicação do acadêmico Dr. João Carrasco, e  participa da obra, uma antologia escrita por diversos membros da entidade, com um pequeno conto: Odila Pereira,  Inígma.
Editada e publicada em 2017 pela editora Albatroz trata-se de mais um trabalho literário, que se soma a diversos outros publicados no blog Expresso Vida, no Trinta Réis, boletim informativo da Academia São José de Letras e aos que se encontram no prelo pela Editora Letras do Pensamento para lançamento em breve.